Eletroneuromiografia - o que é e como é realizada
- Bianca Héleny
- 29 de set. de 2024
- 1 min de leitura
A eletroneuromiografia (ENMG) é um exame diagnóstico que avalia a função dos nervos e dos músculos. Ele combina a eletromiografia (EMG), que mede a atividade elétrica dos músculos, com a eletroneurografia (ENG), que avalia a condução elétrica dos nervos.
Durante o exame, pequenos eletrodos são colocados na pele ou inseridos nos músculos, e pode haver uma sensação de desconforto ou dor leve, especialmente quando os eletrodos são inseridos. Algumas pessoas descrevem a sensação como semelhante a uma picada ou um choque leve.
No geral, a dor varia de pessoa para pessoa e muitos consideram o desconforto tolerável. O médico responsável pode fornecer orientações para minimizar a dor durante o exame. Se você estiver preocupado com a dor, é importante conversar com o profissional de saúde que irá realizar o procedimento.
A ENMG é usada para diagnosticar diversas condições neuromusculares, como neuropatias, miopatias, síndromes do túnel do carpo, esclerose lateral amiotrófica (ELA) e outras doenças que afetam a comunicação entre nervos e músculos.
Os resultados do exame ajudam os médicos a entender melhor a causa de sintomas como fraqueza muscular, dor ou formigamento, permitindo um diagnóstico mais preciso e a definição de um tratamento adequado.
Comentarios